segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Aniversário, Natal e Ano Novo

Faltam algumas horas para a meia noite. Faltam algumas horas para o aniversário meu e da minha irmã.
Época do ano um tanto conturbadora. Todos os anos a sensação é a mesma, mas todos os anos são diferentes. Quando se aproxima a data penso no que vivi e deixei de viver; nas oportunidades que agarrei e nas outras que deixei escapar; nas alegrias e tristezas, na distancia de um amigo e uma distancia de um amor maior. Um ano se passou cheio de surpresas (des)agradaveis. Um ano que vivi e que de certa forma aprendi.

Conversando com uma amiga ela me perguntou qual a sensação de estar ficando mais velha. Não faz diferença. "É só mais um número", respondi. "o que importa é como vou vivê-lo". Uma pessoa de 70 anos pode ter mais vivacidade e alegria do que uma pessoa de dezoito anos. A vida é um mistério que só pode ser desvendado pelo protagonista.

Depois desse dia especial para os aniversariantes da data vem o Natal. Há algum tempo eu achava que Natal era um fingimento. Todos fingiam que eram amigos, não existia problemas. Sorrisos falsos estampados na cara celebrando a falsa renovação. Dura visão. Talvez haja uma verdade. Talvez  fingimos. Mas fingimos por acreditar que um dia tudo será possivel. Realmente nos renovaremos. De alguma forma o Natal deixa o ambiente mais calmo, mais leve, mais alegre. É um dia de reenconto consigo e com os outros. O Natal, agora aos meus olhos, é o melhor dia de um ano. Seja qual ano for.



Ano -novo...
...Depois eu conto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário