domingo, 15 de maio de 2011

Perdão



Faz algum tempo que não escrevo no blog. Estava procurando e tentando encontrar um significado, uma razão, um sentimento para voltar a colocar minhas palavras. E percebi que minha própria existência e experiência falava por mim. Coloco aqui então algo que as pessoas precisam lembrar, antes que seja tarde.

A raiva e o ódio realmente destroem o ser humano. Mas o que nos faz, às vezes, morrer é o excesso de orgulho. É quando nosso coração sabe a resposta e a solução, mas a razão bloqueia o caminho. É quando sabemos o que precisa ser feito, mas acreditamos que se o fizermos estaremos sendo fracos. O orgulho excessivo é aquele que impede sua alma de sorrir, de amar, de ser feliz. E, o pior de tudo, de perdoar.

O excesso de orgulho é tão ingrato que ele não nos permite olhar e enxergar o nosso verdadeiro inimigo: nós mesmos. Preferimos culpar o outro e nos confortar nessa mentira do que admitir a nossa imperfeição. 

Perdoar não é visto como um ato de coragem, mas de fraqueza. Em algumas situações, não em todas, perdoar é admitir que em algum momento você errou e que seu erro ocasionou uma catástrofe maior realizada por outro. Por isso é mais fácil culpar do que perdoar. É mais fácil mentir e se iludir do que aceitar a verdade. É mais fácil afastar-se do que, por alguns segundos, sentir-se humilhado (o que não é verdade).  Sim, nós também confundimos perdão com humilhação. Enquanto que o primeiro é uma atitude de glória o segundo é de desprezo.

O pior em toda essa situação é que o orgulho nos afasta do amor. Dos verdadeiros amigos e, principalmente da família. Ele é uma droga que te mata aos poucos e te deixa, aparentemente, confortável na sua solidão. Algo que nunca imaginava ser possível já que "nenhum homem é uma ilha". Somos fortes em manter a aparência e vivermos em mentiras, mas extremamente fracos para abrimos nosso coração e admitirmos a verdade.

Sei que não posso obrigar ninguém a nada e nem tenho esse direito. Meu único direito é de dizer o que minhas palavras tentaram expressar o que se passa ao meu redor. Perdoar não dói, só engrandece a alma. Perdoar não é humilhar-se, mas sim se glorificar. Perdoar é o único meio de acabar com o excesso de orgulho e solidão. Por isso tenho apenas um favor: perdoe o pequeno erro, antes que o orgulho o transforme no maior erro de sua vida.

(O tempo esgota-se e orgulho mata. E quando for tarde apenas nos perguntaremos: E se? E se eu tivesse pedido perdão?)

Um comentário:

  1. "O excesso de orgulho é tão ingrato que ele não nos permite olhar e enxergar o nosso verdadeiro inimigo: nós mesmos. Preferimos CULPAR O OUTRO e nos confortar nessa mentira do que admitir a nossa imperfeição. "


    ;D

    ResponderExcluir