quarta-feira, 4 de abril de 2012

Santo do pau oco

Não sabe-se bem ao certo como a expressão popular surgiu. Segundo alguns historiadores "santo do pau oco" referia-se a esculturas de santos utilizadas como "esconderijo" para esconder o ouro, no Período Colonial com o auge da mineração. Os mineradores ao passarem na Casas de Fundição deveriam pagar, como impostos a Coroa Portuguesa, o quinto -  20% do que encontrassem. Umas das formas encontradas para driblar esta cobrança era utilizando as esculturas de santos em madeira oca. Outros historiadores afirmam que o "santo de pau oco" na realidade não tem nenhuma malícia, pelo contrário, refere-se, a tão somente, a diminuir o peso da escultura, ou seja, torná-la levinha... levinha.

Os noticiários, sobre política brasileira, na última semana retratam um caso interessante. Mas antes, é necessário fazer uma recapitulação em resumo do que aconteceu. 

Primeiro, Carlos Augusto Ramos, mais conhecido como Carlinhos Cachoeira ou Bicheiro (tudo depende da sua intimidade com o caso) foi, finalmente, preso em fevereiro de 2012, graças a Operação Monte Carlo que desarticulou a operação de roubo nas máquinas caça-níqueis. Que fique claro que, em fevereiro de 2004 uma Medida Provisória entrou em vigor determinando o fechamento de bingos e proibindo o uso de máquinas caça-níqueis.

Segundo. Demóstenes Torres, símbolo da integridade e ética, assumiu em 2009 a presidência da Comissão de Constituição e JUSTIÇA e em 2011 foi eleito Senador. Defensor de uma política clara, ética e limpa, Demóstenes caiu na queda de Cachoeira.

O que "A" tem haver com "B"?
Gravações, autorizadas ou não, capturaram centenas de conversinhas particulares do Senador com o Cachoeira.Vai ver, são só conversas telefônicas para manter a amizade. Mas tudo muda, quando as conversas passam a ser comprometedoras. Aquelas que envolvem um dinheiro aqui e um dinheiro ali. Parece que Demóstenes nadou na queda de Cachoeira.

Coincidência ou não, a primeira interpretação do "santo do pau oco" faz sentido. 

Um comentário:

  1. O Envolvimento do Demóstenes com esse esquema de tráfico de influências, lobby, corrupção ativa e passiva, vazamento de informações sigilosos e tantos mais crimes, é só a ponta da meada de um longo novelo que será desenrolado. E ao que tudo indica Marconi Perillo logo aparecerá nesse emaranhado de ligações criminosas..... é esperar pra ver!!

    ResponderExcluir